A coluna vertebral é o segmento mais complexo e, funcionalmente, o mais significativo do corpo humano, apresentando-se como o verdadeiro pilar central do tronco.
Desta forma, a prescrição de exercício clínico pressupõe um conhecimento aprofundado da sua organização estrutural, nomeadamente do sistema ósteo-articular, na medida em que permite entender os dois imperativos mecânicos que a coluna vertebral tem que assegurar:
- a estabilidade
- a mobilidade
Adicionalmente, o referido conhecimento auxilia a interpretação das principais patologias que podem afetar a coluna vertebral e comprometer, eventualmente, a sua funcionalidade. Paralelamente, o estudo integrado dos músculos que compõem o tronco, designadamente, os que integram a parede antero-lateral do abdómen, bem como, as suas características e as suas ações, torna-se fundamental para o adequado entendimento e correta aplicação dos diversos princípios estratégicos que devem orientar o trabalho a desenvolver com pessoas que apresentam determinadas patologias.
Naturalmente, a prescrição de exercícios dependerá sempre da avaliação física e funcional a realizar previamente, pelo que se torna imprescindível a abordagem aos diferentes instrumentos que poderão ser utilizados pelos profissionais para concretizar a mencionada avaliação.
Neste sentido, este curso online de Exercícios Clínicos na Coluna Vertebral, aborda, integradamente, todas estas questões, permitindo aos profissionais uma intervenção mais específica e individualizada, através da prescrição, supervisão e controlo do treino com os mais diversos tipos de clientes.